3 Esquerdo

Um blog de seis amigas que encontram aqui um lugar para reviver momentos!

quinta-feira, dezembro 03, 2009

Felicidade reinventada!!

Palavra grande mas pequena para todos os significados que nela cabem.
A felicidade é a essência da Humanidade, a sua busca é eterna para todos nós e no entanto parece sempre tão difícil de alcançar. Talvez porque imaginamos a felicidade como o "final feliz", talvez porque a concebemos como um objectivo para o qual lutamos toda a nossa vida, o culminar de toda uma busca e luta diária para um dia sermos felizes. A felicidade pode ser riqueza, saúde, amor, paz, família, amizade, realização pessoal e profissional. O que nos esquecemos a maior parte do tempo é que nesta palavra cabem coisas mais pequenas como momentos, pessoas, olhares, palavras, gestos, expressões, toques.
Mas estas pequenas coisas não serão elas próprias a felicidade encarnada?
Não seremos muitas vezes felizes sem saber?
Porque não damos a devida importância a estas pequenas coisas?
Não conseguiremos perceber que somos felizes quando uma pequena meta é alcançada?
Quando alguém nos diz que somos divertidos, quando alguém nos dedica um sorriso, quando encontramos uma fotografia antiga de um momento feliz, mas que no momento em que foi tirada não tenhamos percebido isso?
Um sorriso de uma criança, um momento em que sentimos que marcamos alguém, uma mensagem de um amigo esquecido, uma noite de pura diversão, uma reflexão quase óbvia num momento de solidão?
Uma cedência de passagem quando estamos atrasados, um semáfro que fica verde antes de pararmos, uma pessoa que nos atende com um sorriso nos lábios num café?
Um bolo saboroso, um café delicioso, um cigarro depois de uma noite de amor?
Um abraço daquela pessoa, uma lágrima que cai quando algo nos toca de uma forma inexplicável?
Não serão estes momentos de felicidade? Não será felicidade quando vemos que o salário daquele mês já caiu, quando sorrimos ao pensar que compramos a prenda ideal para alguém, e quando vemos o seu sorriso quando abre esse presente?
Num mundo cheio de maldade, não andaremos todos a viver em sofrimento eterno, quando não percebemos que o que nos falta é abarcar todos os sentidos de ser feliz?
Então a busca eterna da felicidade não será devida ao facto de não a percebermos em todos os momentos em que ela espreita?
A verdade é que nunca seremos inteiramente felizes, mas também não temos que ser permanentemente infelizes por não alcançarmos a tão esperada felicidade.
Os bons momentos, sejam eles quais forem, podem ser exponenciados, perpetuados e repetidos quando passamos pelos maus momentos. Porque assim estes últimos não serão assim tão maus, ou pelo menos não o parecerão, porque a simples lembrança de um momento feliz é ela própria uma forma de felicidade.

Este é um percurso lento e tortuoso que tenho feito ao longo da minha vida. Em retrospectiva, recordo um poema que escrevi numa fase conturbada da minha existência, intitulado "sofrimento".
Escrever estas linhas faz-me pensar na evolução que fiz para chegar a estas conclusões. E este pensamento faz-me feliz, pois de alguma forma, descobri a felicidade e espero continuar a descobri-la todos os dias, aproveitando e saboreando todos os momentos em que ela acontece: quando descubro em mim uma paciência que desconhecia, um sorriso quando tudo me parece tão feio que só me apetece chorar, uma gargalhada tão espontânea que me surpreende a mim própria, uma pessoa que me olha de uma forma que desconheço, a bondade esquecida num gesto tão pequeno que ainda assim me comove, uma insónia por motivos impróprios, uma certeza que demora a chegar, uma conclusão que todos tiraram antes de mim, mas que ainda assim tem sabor a vitória.
Uma manhã na cama, um fim-de-semana com os mimos da minha mãe, o bom-humor do meu pai, um olhar de felicidade no olhar do meu irmão, uma refeição gulosa, um apetite voraz, uma tarefa bem feita, um elogio sincero, um lugar comum que me marca de uma forma especial naquele momento, a minha ingenuidade reinventada a toda a hora, a capacidade de me rir de mim própria, rever a minha paixão nos outros e em mim mesma, aceitar uma crítica, a luta empreendida a tentar mudar alguns defeitos, a minha dolorosa insegurança, seguida de acervos de auto-confiança profunda, as expectativas sempre tão altas antes da desilusão, a mania da perseguição quando concluo que afinal não era nada, "gosto de ti" de uma amiga, falar sobre sexo sem tabus, a agradável descoberta de coisas em comum com um novo amigo.
Isto é ser feliz!
Aqui faltam tantas outras coisas, tantos outros momentos, como a descoberta de um novo amor, mas enquanto esse não chega, vou sendo feliz com tudo o resto, e não é nada pouco e nada disto é pequeno, basta que nunca mais me esqueça de lhe dar o devido valor. E mesmo que não seja possível, que me consiga lembrar de vez em quando.
Sinto-me orgulhosa pelo que escrevi, mas sinto-me especialmente orgulhosa pelo que senti para o escrever...Ops...não será este um momento de felicidade?

4 Comments:

At quinta-feira, dezembro 03, 2009 1:19:00 da manhã, Blogger Piolhita said...

Desculpem ter utilizado este espaço, mas estava a precisar de me exprimir ;)
Beijo grande para todas da vossa piolhita!

 
At quinta-feira, dezembro 03, 2009 3:36:00 da tarde, Blogger mariana said...

Adorei o teu "desabafo" aqui neste espaço que é nosso e para nós!!!
Estamos longe e cada vez mais longe umas das outras, porque a vida o impõe, porque o cansaço é muito, porque parece não termos nada para dizer, porque o inverno chegou o simplesmente porque a distância nos separa!!
Por mim falo, eu também tenho ser feliz nesses pequenos momentos, nos grandes ou nos insignificantes...
Feliz porque sinto que tenho uma amiga que está a seguir o seu caminho da melhor forma, a lutadora, empenhada, que nunca vira as costas à vida e a enfrenta a todos os momentos!!
Para além destes momentos de felicidade constantes mas nem sempre apreciados...
Neste comentário quero apenas dizer que partilho das tuas palavras e que és muitas vezes uma INSPIRAÇÃO!!
Mil beijinhos

 
At sábado, dezembro 05, 2009 12:29:00 da tarde, Anonymous zaramateka said...

Que saudades tinha de te "ler" assim Piolhita! Também eu agora experenciei o meu pequeno momento de felicidade. Dizem que é com a idade que aprendemos a viver a vida com mais calma e sabor!

Abraços!

PS: Temos de combinar aí jantarada de Natal.

 
At sábado, dezembro 05, 2009 11:18:00 da tarde, Anonymous Cecília said...

Fico feliz por estares feliz!!!
E espero sinceramente que a distância que nos separa umas das outras seja apenas física porque eu continuo a ter-vos como pessoas muito próximas e importantes para mim.
Sempre que quiseres desabafar fá-lo, estamos aqui umas para as outras.
Beijinhos.

 

Enviar um comentário

<< Home